segunda-feira, 21 de março de 2011

Cada um deveria saber apropriar-se... daquilo que é. Da sua beleza.

Muito se fala de beleza. As pessoas, em sua maioria, mais do que ser, desejam serem enxergadas como pessoas belas. Mesmo não possuindo dentro de si uma idéia clara e concreta , um conceito do que seja a beleza ou ser bela. Muitas adereçadas enfloradas estão bonitas ou parecem bonitas, ou ainda, estão bem arrumadas, consequentemente, com boa aparência. Necessariamente, não diz que elas são belas ou tem beleza, pode sim, terem bom gosto em produzir-se. Não é comum uma pessoa ouvir de outra: “Você é bonita”. Mas, é muito comum as pessoas dizerem: “Fulana/fulano está bonita”. Ninguém dentro de uma racionalidade comum sai à rua, exceto numa necessidade, sentindo-se ou “estando” feia, ou sem uma aparência bonita. Mas, afinal, o que é a beleza?
Sensações, emoções e sentimentos agradáveis e prazerosos, extraindo de nós e nossas entranhas uma alegria genuína e expontânea é o que constitui sentimento de beleza, a Fealdade extrai sentimentos contrários. Aquilo que, de fora de nós, toca nosso interior, extraindo das nossas entranhas , sensação e emoções de prazer e prazerosas, definimos como beleza.
         É muito comum falar em padrão de beleza ou beleza padrão. O que dizem e pretendem dizer, quando fala nisso, ou isso? A beleza e o belo, necessariamente, não está em objetos ou pessoas, fora de quem os vê e aprecia. Mas diante de objetos ou pessoas, com suas características e identidades própria, alguém, os observando e tocado por esses, pode de dentro de si, ser despertado e acordado esse sentimento de prazer e sensações agradáveis, quer dizer, sentimento, emoções e sensações de beleza ou Fealdade.
       Dentro de um processo histórico-social, o conceito e a idéia de beleza é um fenômeno flutuante, não é algo absoluto, dado e acabado. Caso existam, quais seriam os critérios para estabelecer um padrão de beleza ou uma beleza padrão?
 Quando as pessoas são ou estão belas, elas, são elas mesmas em sua personalidade e caráter? Será que uma pessoa, dentro desse padrão de beleza ou beleza padrão possuem identidade social? E, caso eu ou qualquer outra pessoa, não enquadrada no padrão de beleza ou beleza padrão, feios somos?
Todas as pessoas, assim como objetos, possuem sua forma, sua linha que as contornam e as desenham, proporcional ou não, e é isso que as caracterizam, e seus conteúdos as identifica e as definem, personalizando-as naquilo que elas são.
Genuína e inerentemente, as pessoas são movidas e constituídas por sentimentos, emoções, e desejos que as compõe...



2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog meu querido amigo...as fotos são belissimas, meus parabéns.Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Sempre haverá um padrão de beleza imposto pela mídia,esse padrão muda c os anos,mas o belo está em todos nós através dos olhos de que o vê.

    ResponderExcluir