segunda-feira, 21 de março de 2011

ÉTICA: É isso...

Ética é a ciência do comportamento do homem. Da formação do seu ser no contexto e prática sociais.
Determinamos a ética na realidade do homem. É do ser formado no contexto histórico social que parte a ética. De forma investigativa para compreender o comportamento individuo/coletivo do ser humano, o que o meio histórico social introjeta  no ser humano e o que o mesmo absolve desse mesmo meio. O homem é formado condicionalmente dentro de uma teorica prática histórica social, a mesma o constrói em quanto ser e ser social. Daí parte a ciência (Ética) que investiga esse comportamento adquirido produzindo de forma objetiva conhecimento no possível comprovável.
Toda e qualquer individuo numa sociedade qualquer isolado, ou agregado num plano individual ou coletivo é possuidor de ética ou de uma ética. È equivoco e erronio, como é muito comum ouvir que determinada pessoa não foi ética ou não teve ética. Toda e qualquer ação ou reação é alimentada, sustentada e movida por uma ética. O que cabe saber é: se determinada ação/reação é socialmente humana ou não, se convencional e moralmente são aceitas ou não... A ética não indica ou determina comportamentos, ela revela, desvela e evidencia suas raízes e porques. Cabe a ética investigar e revelar o que é bom e mal na conduta humana e social numa dada sociedade, numa conjuntura e contexto, mas não determina-los.
A moral, ao contrário da ética, surge no agir e comportar do homem quando esse supera seu estado de natureza inatitivo e passa conduzir e comportar-se movido pela moral vigente no contexto histórico social. Quer dizer, movido e constituído por hábitos e costumes sociais cultural ou não, pessoas num coletivo social relacionam-se e interrelacionam.
Cabe às pessoas, apropriar-se, tornar proprietárias de moral vigente e guiar suas vidas, sua conduta, postura e escolhas com discernimento nela. O contrario serão as pessoas movidas e guiadas pela moral vigente ai.
Ética vem do grego Ethos, que significa modo de ser ou caráter enquanto constituição de vida e personalidade, raiz de dentro para fora de uma ação/reação humana, aquilo que faz um homem ser aquilo que é.
As pessoas, associam ética e a ética ao bem ou uma boa ação, porque elas pressupõe que a ação humana  tem com objetivo o bem ou algo bom, quando necessariamente não é.
Às pessoas, ao fazerem essa associação elas estão idealizando ou aprisionando-se imaginariamente em uma inverdade ou ideal de verdade ou ação ideal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário