segunda-feira, 21 de março de 2011

A Família...

Até pouco tempo atrás, a fotografia  era um dos grandes símbolos da família ou a família era um dos grandes símbolos da fotografia... Quantas famílias reuniam-se em torno de um álbum de fotografia  para revisitar  sua história? Quantas famílias, através de um álbum de fotografia contavam histórias de pessoas?
Quantas famílias possuem no álbum de fotografia uma espécie de árvore genealógica?
A fotografia acompanhava a vida familiar... Através da fotografia, cada família  constrói e conta uma crônica, um retrato de si mesma.
O que acabou foi a fotografia família/familiar ou foi a família? Sem nenhuma pretensão para responder tal pergunta, afirmo que hoje, mesmo juntos, as pessoas na família estão órfãs e são isolodas, como se fossem uma propriedade privada.
 O vínculo? Exceto o sanguíneo , é funcional e de utilidade. Não há, quando existe é pouco, relação de afeto e amizade. Não há uma relação concretae fundamentada de afeto e amizade, na maioria das famílias hoje. As pessoas, generalizando, estão no mesmo no ceio familiar, órfã e isoladas. Sozinhas, cada uma dentro da família, no seu mundo e para seu mundo.
Como também era comum, porta retratos da família em diversas situações, espalhados pela casa como objeto de decoração. Nessas fotografias via-se o percurso histórico da família. A memória familiar. A fotografia e a família...


2 comentários:

  1. Fotografia ainda tem importância em uma família,só q c as máquinas digitais é feita uma seleção dessas fts,q ñ ficam em porta retratos mas vão p o computador ou ficam guardadas em dvd,momentos famíliares se ñ são eternizados em fotos ficam na nossa memória.
    Família hj ñ se resume apenas a parentesco de sangue e sim pessoas q se amam e se respeitam.

    ResponderExcluir
  2. A fotografia que separa a imagem,qual escolhemos em especial...especial do ponto de vista que nos apetece,o objeto eo nada ou tao somente o nada e seus contornos,ainda sao e serão grandes fascinadores ,como se pudéssemos roubar uma cena e empacota-la para nosso deleite ou do mundo,ate que o homem crie algo melhor eu duvido muito que a humanidade nao viage em uma fotografia,e ate arisco a dizer que o homem nao ira criar nada tao sublime por agora... apenas melhorar o que ja temos!

    ResponderExcluir